Mobilidade sustentável: mexe-te sem deixar rasto
Em Portugal, 24% das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera resultam do transporte de pessoas e de mercadorias.
Os transportes são essenciais para a nossa vida em sociedade e para o crescimento da economia. Mas o transporte de pessoas e mercadorias acaba por ter consequências negativas para o ambiente e para a saúde de todos nós.
Isto acontece porque o setor dos transportes ainda depende muito da queima de combustíveis fósseis, o que faz com que continue a ser uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera e como tal, uma das principais preocupações em termos de combate às alterações climáticas.
A nossa saúde também é colocada em perigo por causa da poluição do ar e do ruído que continua a fazer parte das nossas cidades e que diminui muito a nossa qualidade de vida.
Todos podemos contribuir para uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente. Esse contributo passa muito por alterar a forma como nos deslocamos e os transportes que escolhemos.
Para termos uma mobilidade mais sustentável devemos diminuir a utilização do transporte motorizado individual (nomeadamente automóvel e motociclo) e privilegiar opções mais sustentáveis como andar de bicicleta ou mesmo a pé. Estas alternativas, a que chamamos de mobilidade suave, dependem apenas da atividade física, o que faz com que sejam amigas do ambiente e da nossa saúde.
Se pensarmos bem, os modos suaves, como a bicicleta, ocupam pouco espaço na via pública, não emitem poluentes, nem ruído e acabam por ser uma mais-valia económica, social e ambiental. Nas deslocações curtas, as bicicletas são uma excelente alternativa ao transporte individual. E não nos podemos esquecer dos benefícios económicos.
Portugal é o maior produtor de bicicletas da União Europeia, tendo produzido mais de 2 milhões e 500 mil bicicletas em 2020, segundo dados do Eurostat.
As Nações Unidas declararam o dia 3 de junho como Dia Mundial da Bicicleta, para sensibilizar os países para a importância de promover esta forma de deslocação. Existe também a Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa promovida pela União Europeia que decorre anualmente de 16 a 22 de setembro. Esta iniciativa anual tem como objetivo apresentar e promover alternativas de mobilidade sustentáveis aos cidadãos europeus e sensibilizar para a necessidade de diminuirmos a utilização do automóvel particular.