Greenwashing: compras verde ou talvez não?
57 % dos consumidores europeus afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por alegações ecológicas.
A sustentabilidade nunca esteve tanto na ordem do dia. Os consumidores estão cada vez mais atentos e preocupados com as consequências das atividades humanas no nosso planeta.
O mercado também tentado dar resposta a um consumidor que quer ser mais sustentável e tem colocado ao seu dispor um maior número de produtos sustentáveis.
Mas será que são mesmo sustentáveis?
Basta irmos às compras ou acederemos a um site para verificarmos que existe uma enorme quantidade de símbolos e de alegações ecológicas sobre os produtos. Infelizmente, nem todos os rótulos são cem por cento fiáveis e o facto dos produtos apresentarem imagens com a natureza como cenário, não é de todo garantia da sua sustentabilidade ambiental.
Nem sempre as empresas, com os seus produtos, estão a cumprir o desempenho ambiental que dizem ter. É o chamado Greenwashing e esta prática contribui para a desinformação dos consumidores. Este é um problema relevante e presente em todos mercados a nível mundial.
Atualmente, de acordo com o Ecolabel Index existem atualmente cerca de 455 rótulos ecológicos.
Só temos a ganhar se formos criteriosos nas compras e procurarmos informação sobre os rótulos dos produtos.para efetuarmos a escolha realmente sustentável. Os rótulos ecológicos são uma ferramenta importante e que nos pode ajudar a identificar quais os produtos com melhor desempenho ambiental.
Um rótulo de confiança é o rótulo ecológico da União Europeia. Este rótulo é atribuído a produtos que apresentam comprovadamente um elevado desempenho ambiental ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração das matérias-primas, transformação, produção, transporte, distribuição e fim de vida.
O rótulo ecológico da UE está presente em mais de 78 mil produtos e serviços de 24 categorias e os seus critérios incentivam as empresas a desenvolverem produtos duráveis, reparáveis e recicláveis.