img

Greenwashing: descobre o que é realmente VERDE!

img

És um jovem consumidor preocupado com as questões ambientais? Fazes por sensibilizar os teus amigos e familiares a comprarem artigos e produtos mais ecológicos? Na verdade, optar por comprar produtos mais ecológicos nem sempre é uma tarefa fácil! São muitas as campanhas que podem levar os consumidores a comprar gato por lebre. A nível europeu, 57% dos consumidores afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por alegações ecológicas.

Quando falamos em Greenwashing, que traduzido à letra quer dizer “ lavagem verde”, estamos a falar de campanhas falsas que têm como objetivo passar a ideia de que os produtos são têm um menor impacte ambiental. Na verdade, a pressão dos consumidores para que as marcas disponibilizarem produtos sustentáveis é cada vez maior e isso também faz que com proliferem campanhas e mensagens que na maior parte das vezes acabam por dificultar a tarefa de escolher uma opção mais verde.

A DECOJovem deixa-te algumas dicas simples para te ajudar a escolher o produto mais sustentável

Procura por produtos com o rótulo ecológico da União Europeia Ao escolheres produtos com este símbolo estás a optar por um produto sustentável ao longo do seu ciclo de vida. Estes produtos passaram por um processo rigoroso de avaliação e certificação, o que faz com que possas confiar na sua escolha como sendo sustentável.

img

Escolher produtos sem ou com pouca embalagem é importante. Por vezes, encontramos à venda produtos que não necessitam de tantas embalagens para manterem a sua qualidade. Comprar a granel é uma boa escolha, assim consegues controlar o que queres comprar e não desperdiçar.

Evita o desperdício! Pensa bem antes de comprares algo, compara os preços e marcas, certifica-te que irás realmente utilizar o produto e que o podes reutilizar para outro fim. E se forem alimentos, conserva-os corretamente e tem atenção às datas de validade. Reaproveita as sobras das refeições dando asas à tua imaginação.

Atenção às compras on-line. Apesar da sua facilidade e comodidade, opta por esta solução quando não possas recorrer a uma loja próxima de ti. Agrupa os artigos que precisas numa só encomenda e certifica-te que estará alguém presente na altura da entrega para evitar mais deslocações. Se verificares que a tua encomenda traz plásticos ou embalagens desnecessárias reporta junto da loja para diminuir os excessos.

Ser um consumidor mais responsável e consistente é fácil! Ao colocares em prática estas dicas estás a proteger o ambiente e a nossa qualidade de vida. Lembra-te que tu podes fazer a diferença. Partilha com os teus amigos estas dicas verdes!

A DECOJovem está cá para te apoiar!

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.