img

Conferência Mobilidade Sustentável no dia 22 de setembro

img

O setor dos transportes continua a depender da queima de combustíveis fósseis, o que faz com que este setor seja uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Só em Portugal, 24% das emissões de GEE resultam do transporte de pessoas e de mercadorias.

Todavia, os combustíveis fósseis não são a única preocupação. Existe ainda todo o impacte ambiental associado aos materiais extraídos, transformados e utilizados para produzir os veículos que utilizamos no nosso dia-a-dia, os carros, comboios, barcos e aviões.

A promoção de uma mobilidade sustentável nas cidades é umas das principais frentes de batalha na agenda ecológica a nível europeu, não fosse o transporte rodoviário responsável pela maioria (72%) das emissões do setor dos transportes, seguido do transporte marítimo e da aviação.

No dia 22 de setembro, com a Conferência "Mobilidade Sustentável: mexe-te sem deixar rasto", a DECOJovem quer sensibilizar os jovens para os impactes da mobilidade, para as alternativas mais sustentáveis e como cada um de nós pode dar o seu contributo.

Que alternativas podemos explorar ?

Uma das formas de reduzirmos significativamente as emissões de GEE e de poluentes atmosféricos é evitar as deslocações, optando pela bicicleta e por andar a pé. Esta forma de mobilidade suave tem vantagens para o ambiente e também para a saúde.

Esta é uma das soluções que serão exploradas na conferência pela Maria Carvalho, a embaixadora da DECOJovem e por vários especialistas da área da mobilidade que irão participar na conferência.

Qual o papel dos alunos na conferência?

Os alunos terão voz ativa e serão convidados a participar no debate através de dinâmicas e ferramentas interativas com o objetivo de promover a reflexão e sensibilização para estas questões que nos afetam a todos.

Como participar?

As escolas interessadas em participar com os seus alunos nesta conferência, podem efetuar a sua inscrição aqui.

A Conferência "Mobilidade Sustentável: Mexe-te sem deixar rasto" realiza-se no âmbito do projeto CONSUMERS GO GREEN, uma iniciativa com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.